A cirurgia robótica para o câncer de bexiga utiliza tecnologia avançada para realizar procedimentos menos invasivos. Guiada por um cirurgião com controle remoto, a máquina realiza a remoção do tumor ou da bexiga de forma precisa, reduzindo o tempo de recuperação e melhorando a qualidade de vida pós-operatória. Quer saber mais? Continue nesta página.
As opções de tratamento para o câncer de bexiga dependem de uma série de fatores, incluindo o tipo e estágio do câncer, sua saúde geral, e as suas preferências de tratamento. Para tumores que invadiram camadas mais profundas da sua bexiga, muitas vezes é indicada a retirada completa da bexiga (cistectomia radical), por via aberta ou por cirurgia robótica.
Neste procedimento realizamos a retirada completa da bexiga e próstata (no caso dos homens), ou útero e uma parte da vagina (no caso das mulheres), além dos gânglios da parte inferior do abdome onde pode existir disseminação da doença. Após a retirada da bexiga, confeccionamos uma nova bexiga com uma parte do intestino e reconectamos com o canal urinário. Este procedimento pode ser realizado por via híbrida (parte robótica e parte aberta) ou totalmente por via robótica, técnica de escolha do Dr. Fernando Fróes. O procedimento dura cerca de 6 horas.
A cirurgia robótica para o tratamento de câncer de bexiga proporciona uma menor taxa de sangramento, menor tempo cirúrgico, recuperação mais rápida de suas atividades habituais, sem comprometer o resultado oncológico, sendo cada vez mais utilizada em centros médicos de referência.
Um ponto importante a ser salientado é o fato de que o sucesso da cirurgia depende muito mais da habilidade e experiência do cirurgião do que a plataforma robótica em si. A cirurgia robótica para o câncer de bexiga é considerada a mais complexa e desafiadora cirurgia dentro da Urologia Robótica, e poucos cirurgiões robóticos no Brasil e no mundo sabem realizá-la de maneira adequada e por via totalmente robótica, sendo o Dr. Fernando Fróes um desses cirurgiões. Caso o paciente não tenha acesso a um exímio cirurgião robótico, o mais prudente para o paciente é escolher a cirurgia com técnica aberta.
O Dr. Fernando Fróes possui vasta experiência em tratamento cirúrgico urológico adquirido através de especialização em Uro-Oncologia no Hospital Sírio-Libanês – SP e Faculdade de Medicina da USP, participando de centenas de cirurgias de câncer de próstata, rim e bexiga em seu período de especialização com o Prof. Miguel Srougi. Possui certificação em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical – USA, e atua como instrutor (Proctor) em cirurgia robótica urológica em Brasília – DF e em outros estados, onde ensina e supervisiona a técnica cirúrgica de vários cirurgiões robóticos em fase de aprendizado. Teve contato e mescla técnicas cirúrgicas dos cirurgiões mais conhecidos e renomados da sua área de atuação, como Dr. Ashutosh Tewari e Dr. Vipul Patel (Cirurgia Robótica) e Dr. Fernando Gómez Sancha (HoLEP).