A cirurgia robótica para o câncer de próstata é um procedimento avançado que utiliza um sistema cirúrgico assistido por robô. Através de pequenas incisões, o cirurgião controla remotamente um robô para remover a próstata, proporcionando maior precisão, menos sangramento e uma recuperação mais rápida para os pacientes. Quer saber mais? Continue nesta página.
A técnica consiste na retirada completa da próstata e vesículas seminais através de pequenos furos no abdome, proporcionando a mesma segurança de controle do câncer em relação às técnicas convencionais. Durante o procedimento, separamos a próstata dos nervos responsáveis pela função sexual, e também preservamos o músculo responsável pela capacidade de segurar a urina (continência urinária).
A plataforma robótica nada mais é do que um facilitador para este procedimento cirúrgico, permitindo realizar passos cirúrgicos complexos com maior destreza e precisão de movimentos, gerando menor trauma cirúrgico e melhores resultados.
Na cirurgia robótica para o câncer de próstata, o cirurgião controla uma torre de comando (console), manipulando os braços robóticos que realizam os movimentos cirúrgicos. Essa tecnologia consagrada proporciona uma visão tridimensional ampliada e altamente detalhada, permitindo uma identificação mais precisa das estruturas anatômicas e, assim, preservando melhor os nervos circundantes essenciais para a função sexual e continência urinária.
Durante o procedimento o paciente se encontra totalmente anestesiado, monitorado por uma equipe de médicos anestesistas e uma equipe de médicos urologistas. O tempo do procedimento varia de acordo com a complexidade do caso e com a experiência do cirurgião. Nas mãos do Dr. Fernando Fróes o tempo do procedimento varia entre 60 a 120 minutos. Após o período inicial de recuperação da anestesia, o paciente retorna ao quarto e tem condições de alta domiciliar em torno de 24 horas. Uma sonda é colocada no canal urinário durante o procedimento cirúrgico, sendo retirada no consultório em cerca de 7 dias.
A cirurgia robótica proporciona uma menor taxa de sangramento, menor tempo cirúrgico, recuperação mais rápida de suas atividades habituais, além de proporcionar recuperação mais rápida e eficaz da função sexual e continência urinária quando o paciente é operado por cirurgiões experientes.
Um ponto importante a ser salientado é o fato de que o sucesso da cirurgia depende muito mais da habilidade e experiência do cirurgião do que a plataforma robótica em si. Um cirurgião com pouco conhecimento sobre técnicas modernas de cirurgia de câncer de próstata provavelmente não entregará resultados satisfatórios para o paciente, mesmo que faça uso da plataforma robótica.
O Dr. Fernando Fróes possui vasta experiência em tratamento cirúrgico de câncer de próstata e rim adquirido através de especialização em Uro-Oncologia no Hospital Sírio-Libanês – SP e Faculdade de Medicina da USP, participando de centenas de cirurgias de câncer de próstata e rim em seu período de especialização com o Prof. Miguel Srougi. Possui certificação em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical – USA, e atua como instrutor (Proctor) em cirurgia robótica urológica em Brasília – DF e em outros estados, onde ensina e supervisiona a técnica cirúrgica de vários cirurgiões robóticos em fase de aprendizado. Teve contato e mescla técnicas cirúrgicas dos cirurgiões mais conhecidos e renomados da sua área de atuação, como Dr. Ashutosh Tewari e Dr. Vipul Patel (Cirurgia Robótica) e Dr. Fernando Gómez Sancha (HoLEP).