A cirurgia robótica para o câncer de rim utiliza tecnologia avançada para realizar procedimentos precisos e minimamente invasivos. Guiada por um cirurgião com controle remoto, a máquina realiza incisões pequenas, permitindo uma recuperação mais rápida e menos impacto nos tecidos circundantes. Quer saber mais? Continue nesta página.
A cirurgia robótica para o tratamento do câncer de rim representa uma vanguarda na abordagem cirúrgica para este órgão, combinando precisão e rapidez, menor invasão e recuperação mais rápida. Essa técnica avançada é particularmente eficaz para casos de tumores renais localizados (restritos ao rim) onde é possível retirar o tumor preservando o rim (Nefrectomia Parcial).
Durante o procedimento, um sistema cirúrgico robótico é utilizado, permitindo que o cirurgião controle os braços robóticos a partir de um console. Isso proporciona uma visão tridimensional altamente detalhada e ampliada, permitindo uma identificação precisa das estruturas renais e das margens tumorais. Essa precisão é crucial para preservar a função renal e garantir a remoção completa do tumor. Os instrumentos robóticos permitem uma maior liberdade de movimentos que facilita a reconstrução do rim após a retirada do tumor.
Durante o procedimento, utilizamos a tecnologia do robô para avaliar o fluxo de sangue no rim através de laser (Tecnologia Firefly), além do ultrassom robótico para avaliar a profundidade do tumor e a relação com o rim normal (Ultrassom robótico BK). Além disso, o robô proporciona uma retirada mais rápida do tumor e uma reconstrução cirúrgica mais veloz do rim operado, diminuindo o tempo que o fluxo de sangue é interrompido no rim, gerando uma recuperação melhor do rim operado. Realizamos ainda em casos mais complexos uma reconstrução 3D do rim a ser operado, para melhor planejamento cirúrgico.
A cirurgia robótica oferece a vantagem de preservar a função renal o máximo possível, pela capacidade do robô em facilitar e abreviar o procedimento. A abordagem minimamente invasiva da cirurgia robótica para câncer de rim resulta em incisões menores, reduzindo significativamente o desconforto pós-operatório e o tempo de recuperação em comparação com procedimentos tradicionais. Além disso, a diminuição do tempo de internação e a rápida retomada das atividades diárias são benefícios adicionais para os pacientes.
Um ponto importante a ser salientado é o fato de que o sucesso da cirurgia depende muito mais da habilidade e experiência do cirurgião do que a plataforma robótica em si. Um cirurgião com pouco conhecimento sobre técnicas modernas de cirurgia de câncer de rim e técnicas que permitem aumentar a chance de preservação do rim e o resultado de cura do câncer provavelmente não entregará resultados satisfatórios para o paciente, mesmo que faça uso da plataforma robótica.
O Dr. Fernando Fróes possui vasta experiência em tratamento cirúrgico de câncer de próstata e rim adquirido através de especialização em Uro-Oncologia no Hospital Sírio-Libanês – SP e Faculdade de Medicina da USP, participando de centenas de cirurgias de câncer de próstata e rim em seu período de especialização com o Prof. Miguel Srougi. Possui certificação em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical – USA, e atua como instrutor (Proctor) em cirurgia robótica urológica em Brasília – DF e em outros estados, onde ensina e supervisiona a técnica cirúrgica de vários cirurgiões robóticos em fase de aprendizado. Teve contato e mescla técnicas cirúrgicas dos cirurgiões mais conhecidos e renomados da sua área de atuação, como Dr. Ashutosh Tewari e Dr. Vipul Patel (Cirurgia Robótica) e Dr. Fernando Gómez Sancha (HoLEP).